Sandra Scivoletto

- Médica psiquiatra, pesquisadora e professora

Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991) e fez doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (1997) com tese sobre adolescentes usuários de drogas e fatores preditivos de prognóstico. Em 1993, implantou o Ambulatório de Adolescentes e Drogas do IPq-HC-FMUSP, primeiro ambulatório específico para tratamento de adolescentes usuários de drogas no Brasil, o qual coordena até o momento. No período de 2001 a 2006, coordenou e implantou programas de prevenção ao uso de drogas em escolas públicas e privadas, além de atuar em pesquisa, ensino e assistência nesta área. Em 2005, iniciou trabalho com crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e desde 2007 é a Coordenadora Geral do Programa Equilíbrio, projeto inovador e resultado de parceria entre Departamento e Instituto de Psiquiatria da USP e Prefeitura de São Paulo, especializado no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, que visa a reintegração sócio-familiar, em um contexto de pesquisa acadêmica e serviços multiprofissionais. Este Programa foi vencedor do Prêmio Saude 2014, da Editora Abril, na área de Saúde Mental e Emocional. Desde 2008, é professora assistente de Psiquiatria da Infância e Adolescência, junto ao Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Programa de Residência na área de atuação de Psiquiatria da Infância e Adolescência no IPq-HC-FMUSP. Participa como docente de Psiquiatria da Infância e Adolescência do curso de graduação da FMUSP. Sua linha de pesquisa é na área de Psiquiatria da Infância e Adolescência, com ênfase em dependência química, maus tratos infantis, transtorno de estresse pós-trauma, alterações no desenvolvimento infantil por maus tratos, adolescentes, depressão, transtorno de conduta e comorbidades.

No momento, suas atividades incluem:

– Professora Assistente de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

– Professora de pós-graduação no Departamento de Fisiopatologia Experimental da FMUSP na área de psiquiatria infantil e dependência química.

– Coordenadora da Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

– Chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

– Chefe do Ambulatório de Adolescentes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

– Coordenadora do Programa Equilíbrio, projeto da Faculdade de Medicina da USP que atende crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e ganhou o Prêmio Saude Abril em 2014.

– Consultora da organização Médicos Sem Fronteiras, para projetos desenvolvidos com crianças em situação de rua, violência urbana e uso de drogas.

– Autora de mais de 80 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

– É autora de 65 capítulos em livros e publicou dois livros sobre adolescentes, uso de drogas e saúde mental do jovem.