- Coordenadora do RELAF - ARGENTINA
Matilde Luna é psicóloga, mestre em minorias e família e professora universitária. Também é pesquisadora da área da infância, com longa trajetória na elaboração de manuais sobre direitos da criança e do adolescente e políticas da infância, principalmente sobre crianças privadas de cuidado parental e alternativo, com foco em acolhimento.
É autora de vários livros pioneiros na América Latina sobre assistência social (desde 1994), e é autora e coordenadora de várias pesquisas sobre o tema dos direitos da criança institucionalizada e assistência social. Além disso, dirigiu a criação de padrões de cuidados alternativos na Argentina, Equador, Guatemala, México e Panamá; e colaborou tecnicamente com a criação de padrões no Brasil, Chile, Cuba, Paraguai e Uruguai. Como especialista independente, contribuiu para a promulgação das Diretrizes da ONU sobre Cuidados Alternativos e, como parte das coalizões globais de direitos da criança (Grupo de ONGs Child Rights Connect sobre Cuidado Parental Adequado e Better Care Netwotk), participou do desenvolvimento de padrões internacionais (Manual de padrões para a aplicação das Diretrizes da ONU sobre cuidados alternativos e sua ferramenta de acompanhamento e monitoramento).
Foi palestrante convidada em vários países da América do Sul, Central e do Norte, no Caribe, Europa, África e Ásia. Com ampla experiência em instituições públicas e OSCs, hoje é a líder da RELAF, Rede Latino-Americana de Acolhimento Familiar.